segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Projeto de viagem de verão

Este ano, assim como no ano passado, vou viajar de Vitória a Porto Alegre sozinho de moto. Meu pai e irmãos moram lá, e eu sempre passo o natal com eles. Usualmente vou de avião com a esposa e os filhos, mas eles preferiram passar o natal com os pais dela, em São Mateus/ES. Sem stress, cada um passa o natal com sua família e nos encontramos dia 27/dez em Porto Alegre.

Hoje terminei de montar meu roteiro, que visto no mapa parece coisa de bêbado. A proposta é de uma viagem de passeio, em que chegar é apenas um detalhe. O importante é curtir o caminho, passando por belas estradas, preferencialmente cheias de curvas, e se possível, que eu ainda não conheça. Como já fiz esse trajeto duas outras vezes de moto e incontáveis vezes de carro, começam a ficar raros os trechos desconhecidos. Mas sempre tem. Peguei dicas em blogs de motoviajantes, com amigos e parceiros do grupo VMAS (Viagem de Moto América do Sul) no Facebook.

Pretendo levar 5 dias viajando. No máximo uns 700 km em cada dia, em geral um pouco menos. Parando em cidades em que tenho amigos ou parentes, para 'filar' uma hospedagem e garantir um bom papo no descanso!

Dia 1 - Vitória/ES ao Rio de Janeiro/RJ
Neste trecho vou aproveitar para passar de novo em uma estrada que passei no ano passado e gostei bastante - de São Fidélis a Teresópolis. É uma estrada cheia de curvas, com asfalto em bom estado, e cheia das belas paisagens da serra fluminense. Vou adicionar neste ano o trecho entre Teresópolis e Guapimirim,  que é um dos mais belos, com uma vista da Serra dos Órgãos espetacular.
Roteiro: https://goo.gl/maps/AmxhrB7Q2ok


Dia 2 - Rio de Janeiro/RJ a Campinas/SP 
Esse trecho é um dos que fica mais divertido olhando no mapa, porque se a pessoa pensa em chegar ao destino não faz muito sentido o desvio que inventei. Mas meu propósito é passear, fazer curvas, ver belas paisagens e tirar fotos. Então, coloquei no trajeto duas lindas estradas de serra por onde nunca passei - a descida de Guaratinguetá a Paraty passando por Cunha, e a subida de Ubatuba a Taubaté. Pelo que li por aí, são sensacionais.
Roteiro: https://goo.gl/maps/yGLvDBTd1Bo


Dia 3 - Campinas/SP a Joinville/SC 
Neste dia, mais uma estrada de serra que nunca passei - a Serra da Macaca, no sul de São Paulo. Uma estrada que atravessa um Parque Estadual, com muita floresta atlântica. E depois, para fechar bem, uma estrada de serra que já passei mas não de moto - a descida da Estrada da Graciosa, no Paraná. Ano passado estava chovendo, só fiz uma parte. Neste ano quem sabe dou a sorte de ter tempo seco e consigo percorrer toda.
Roteiro: https://goo.gl/maps/cbtHn5MCP492


Dia 4 - Joinville/SC a Jaguaruna/SC
Mais um dia com algumas estradas novas para o currículo e uma outra conhecida mas sempre deliciosa. Para evitar a BR-101 norte em SC, super conhecida e sem graça nenhuma, vou enveredar por Jaraguá do Sul, Blumenau e Brusque. Daí volto para a BR 101 só para pegar a BR 282 desde o início, em Palhoça. Essa estrada já está na minha lista faz tempo, e me falaram maravilhas dela. Curvas e mais curvas em bom asfalto. Subo ela até Bom Retiro. Daí parto por dentro para Urubici, e desta vou novamente para a deliciosa e inesquecível Serra do Rio do Rastro. Desço a serra para Tubarão e daí para Jaguaruna para encontrar os amigos Leandro e Andréia.
Roteiro: https://goo.gl/maps/LFDB8QxuMG32


Dia 5 - Jaguaruna/SC a Porto Alegre/RS
Poderia ser um trecho simpes de BR101, completamente sem graça. Mas sempre dá para colocar uma estradinha interessante no caminho. Neste caso, será a subida da Rota do Sol, desde Terra da Areia até Gramado e Canela. Mais curvas e alguns túneis para divertir um motociclista. De Gramado desço pela linda BR-116 para encerrar a viagem em Porto Alegre.
Roteiro: https://goo.gl/maps/y3PDCNP8GvB2

Nenhum comentário:

Postar um comentário