terça-feira, 11 de outubro de 2016

Roteiro 4 - Serra carioca por cima

De São Fidélis a Miguel Pereira (RJ)


Esse é um passeio longo, que cruza quase todo o estado do Rio de Janeiro por dentro da serra carioca. O caminho todo é feito de muitas curvas, de todo tipo, e belas paisagens em estradas de pista simples bem conservadas.

De Nova Friburgo a Teresópolis a estrada está muito boa. É chamada de "Cricuito Terê-Fri", e tem curvas de velocidade média-alta bem gostosas de fazer com a moto.

O trecho entre Teresópolis e Itaipava é o mais famoso. Conhecido como "Rota Romântica", tem curvas bem fechadas e belas paisagens. Eu passei logo após uma bela chuvarada, e apelidei essa parte de "rota das árvores suicidas", porque tinha umas 5 ou 6 delas caídas na estrada... deve ter ventado bastante!

Logo ao sair de Itaipava em direção a Miguel Pereira a estrada vai em direção a uma 'pedrona' monumental que só não fotografei porque passei quase à noite. Esse trecho também me pareceu mais travado que os anteriores, com curvas bem fechadas. Raramente passei de 4a marcha.

Para quem puder fazer com bastante tempo, há muito o que aproveitar em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis e Miguel Pereira. Bons restaurantes, comércio, muita história, tem de tudo.

Algumas fotos das duas vezes que passei:

Trecho antes de Nova Friburgo





Trecho entre Nova Friburgo e Teresópolis


Trecho entre Teresópolis e Itaipava 



Nenhum comentário:

Postar um comentário