terça-feira, 11 de outubro de 2016

Roteiro 8 - Rastro da Serpente

De Capão Bonito (SP) a Bocaiúva do Sul (PR)


Taí uma estrada que me parece um caso interessante de marketing. Acho que alguém da região deu uma passeada na "Tail of the Dragon" nos EUA e resolveu fazer algo parecido por aqui. Deram um nome interessante a um trecho de uma estradinha de serra, criaram um portal na cidade que dá início e um poste "logomarca" no meio do caminho, e pronto - foi o que bastou para que a motoqueirada a colocasse entre seus objetivos de viagem (eu inclusive).

A estrada tem mais de 1000 curvas em pouco menos de 300 km. Atualmente (jan/17) o trecho paulista está todo em obras, que quando concluídas vão deixa a estrada mil vezes melhor. Estão recapeando completamente, e também implantando faixas auxiliares rm vários trechos.

 O trecho paranaense (de Ribeira a Bocaiúva do Sul) me pareceu ter visual um pouquinho mais legal - serpenteia por sobre a serra, descortinando horizontes de um lado e de outro. Mas a parte paulista também é muito bonita.

Essa é uma estrada para passear. Se você inventar de fazer as curvas agressivamente, eu tenho certeza que em algum momento vai se dar mal, então sugiro enfaticamente que contenha seu Valentino interior. A estrada tem curvas de todo tipo, de abertas a muito fechadas, passando por aquelas que mudam de raio no meio, as que tem areia solta sobre o asfalto, e as que surge um caminhão no sentido contrário bem naquela linha perfeita de tangência que você tinha planejado.

Me disseram que nos dias úteis a estrada tem muito movimento de caminhões madereiros, o que atrapalha bastante o passeio, já que ultrapassar com tantas curvas cegas é perigoso até para motos. Uma das vezes eu passei domingo, na última no sábado. Em nenhuma delas tive esse problema, então recomendo que se passeie nela nos finais de semana. Mas na verdade recomendo mais ainda que se espere o final das obras. Passel nela agora em janeiro e tive que parar em uns três pare/siga.


Algumas fotos...

Este bar em Capão Bonito marca o início da estrada (ou final, dependendo de onde você veio) da . Obrigatório parar aqui, beber qualquer coisa e pedir um adesivo do Porthal Rastro da Serpente!



Essa placa para mim representa super bem a Rastro da Serpente... é difícil encontrar uma reta com mais de 200 metros nela! 


Praça em Apiaí, no meio do caminho. Obrigatório tirar uma foto da moto para marcar a passagem!



Se você for no verão, vai encontrar lindas florestas de Ipês floridos em roxo. Eu achei sensacional, nunca tinha visto tantos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário