sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

3a Viagem Vitória a Porto Alegre - ida, dia 5

5o e ultimo dia da viagem: de Jaguaruna a Porto Alegre passando pela Rota do Sol, Gramado e Nova Petrópolis. 440 km de prazer.

Finalmente um dia de sol sem nem um pingo de chuva! Fiz todo o roteiro sem tirar as capas da bolsa pela 1a vez na viagem!

Saí de Jaguaruna um pouco mais tarde, porque o papo tava bom... Duraria o dia todo se deixasse! Umas 8h peguei a estrada - BR-101, direção sul. Horizonte cheio de neblina na saída, mas logo abriu sol forte. Tempo bom, estrada boa, pouco movimento, uma beleza.


Uns 90 km depois senti a traseira da moto estranha, imprecisa, como que dançando (a 110 km/h, é um pouco assustador). Parei no acostamento e vi imediatamente que o pneu traseiro estava furado. Mas, como sujeito precavido, eu tinha levado um spray de reparo. Pluguei na válvula e abri o disparo. Um tempitcho depois percebi que o pneu não estava enchendo e o produto do spray estava saindo todo pelo furo. Não resolveu absolutamente nada! Par minha sorte isso aconteceu bem quando passava por Sombrio, então pilotei 1 ou 2 km em 1a marcha a 20km/h até uma borracharia. Fiquei pensando nos vários trechos que passei com uns 50 km ou mais sem nem posto de gasolina... Defeito veio bem na melhor hora, se existe isso!


Fiz uma paradinha obrigatória na divisa do Rio Grande, porque é sempre solene e emocionante estar de volta ao meu estado. É minha origem, é minha cultura, é parte de mim. Eu gosto muito de voltar todo ano ao meu rincão.


Uns 30km depois de entrar no Rio Grande tomei o rumo da serra pela Rota do Sol, um dos dois objetivos desse dia. Que estrada fantástica para uma motocada! Curvas fabulosas com faixa dupla, e aqui e ali um visual espetacular. Valeu demais!






Da Rota do Sol fui a Canela e Gramado, passando perto de São Francisco de Paula. Estrada boa, com pouquíssimo movimento e aquele horizonte amplo do planalto dos campos de cima da serra.




Abasteci a moto em Canela, e estimulado por minha irmã pensei em almoçar em Gramado. Até entrei num e pedi mesa, mas percebi que meu traje power ranger não era um modelito muito fashion para os restaurantes turísticos de lá. E ainda tinha o calor. Quem é de fora nem sempre sabe, mas faz um calor desgraçado no sul no verão. Estava 36° em Gramado, e se você somar a isso calça e casaco de couro pesado vai perceber o "conforto" do figura aqui. Resolvi cair fora e fazer só um lanche pelo caminho, como nos outros dias.



Saí de Gramado em direção a Nova Petrópolis,  para descer a BR-116, a ultima serra do meu trajeto e meu segundo objetivo do dia. Já tinha subido ela duas vezes, mas essa foi a primeira vez que fiz o trajeto no sentido contrário. É igualmente boa de motocar! Curvas maravilhosas, especialmente até Morro Reuter.



Daí a POA foi só "trajeto de ligação", sem maiores notas. Cheguei umas 16:30 e encontrei meu velhão em casa. Fim da viagem, pelo menos até começar a volta,  em janeiro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário