terça-feira, 10 de janeiro de 2017

Passeios do verão: Cachoeiras de São Chico

Nos disseram lá que São Chico é a cidade do RS com a maior quantidade de nascentes de água. Acredito. Também deve ser a que tem a maior quantidade de cachoeiras! É impressionante como tem cachoeiras.

Se você vai para o lindo, antigo e charmoso 'Parador Hampel', que tem mais de 120 anos de operação, no parque do hotel tem belas cachoeiras para conhecer. Se for para o Terra do Sempre, tem outras seis. Se ficar no Parque das Oito Cachoeiras, bom, o nome já diz, né? E ainda tem o 'Parque da Cachoeira' e outras tantas menos conhecidas.

Desta vez nós visitamos o Terra do Sempre e o Parque das Oito Cachoeiras. Os dois ficam numa mesma estradinha de terra que desce as encostas da serra, razoavelmente perto da cidade.

O Parque Terra do Sempre tem uma pousada com quartos para quem quiser se hospedar lá, mas eu acho bem mais interessante ficar hospedado na cidade e passear lá. O 'day use' custa 15 pilas por pessoa, e dá direito a passear nas trilhas e cachoeiras. São 6 cachoeiras para visitar e, se quiser, tomar banho nelas. Todas com acesso fácil por trilhas abertas na mata.

O Parque das Oito Cachoeiras eu achei muito melhor. Também tem pousadinha dentro, ainda mais rústica que a do Terra do Sempre.  Mas também permite day-use, o que me parece muito melhor. Custa só 10 reais por pessoa. Dentro do parque, diferente do que o nome apregoa, se encontram dez cachoeiras. DEZ. As duas que não entram no nome são menores - para os padrões deles, claro, porque em outros lugares do mundo poderiam ser até atrações principais.

As trilhas no Parque das Oito Cachoeiras são graduadas em níveis de dificuldade de 1 a 5. Nós fomos a seis cacheiras, quatro das listadas e essas duas menores que falei. Das quatro listadas que fomos duas eram de nível fácil, uma de grau 3 uma de grau 4. Só eu e Marcelo chegamos ao final da trilha de grau 4, então não é fácil mesmo. As cascatas são sensacionais, eu adorei. Vou ter que voltar outra vez para ir nas cachoeiras que não fomos, embora duas delas sejam de grau 5 (imagino a dificuldade!!).

Caminhar pelas trilhas também é delicioso, pois é mata pura em volta. Ar puro de mata é uma delícia para quem mora em grandes cidades! Só senti falta de ver animais, pensei que haveriam macacos ou pelo menos micos por meio de tanta mata. Bom, eles podem ficar escondidos lá nas copas das árvores, evitando contato com esse bicho daninho - humanos.

Fotos das cachoeiras e trilhas do Terra do Sempre:












A área da pousada:



Essa vista é da estrada que leva para os parques. Olha uma cascatona lá no centro da foto! Não sei qual ela é nem se faz parte dos parques.


Fotos das trilhas e cachoeiras do Parque das Oito Cachoeiras:

Cachoeira do Remanso:



Parte das trilhas:




Cachoeira da Escondida:



Essa duas aí abaixo são as 'não listadas'! Não consideram elas importantes para constar da conta!



Cachoeira da Neblina:




Mais das trilhas:



Cacheira da Ronda, a mais difícil das que fomos. Olha a sensação de 'accomplishment' do Marcelo ao chegar lá!


Fotos não eram suficientes para a beleza do lugar. Fiz uns videozinhos das quatro principais cachoeiras que nós fomos. Para quem quiser assistir e ver melhor cada uma delas, seguem aí!

Cachoeira do Remanso, a primeira que fomos. Acesso fácil.


Cachoeira da Escondida, no mesmo caminho da Remanso.


Cachoeira da Neblina, uma das que gostei mais. A cascata forma uma ventania de vapor no canto direito, daí o nome.


Cachoeira da Ronda, a de maior grau de dificuldade (4) entre as que fomos. Difícil de chegar, mas vale demais!



Nenhum comentário:

Postar um comentário