domingo, 8 de janeiro de 2017

Persistência é a chave para as conquistas

Tô devendo um relato aqui no blog sobre os outros dias que passei em São Chico. E também sobre os outros dois dias de retorno para casa, pois só relatei o primeiro. Mas tem algo que me marcou nessa última viagem, e eu quero compartilhar.

No primeiro dia desta viagem de retorno, ao chegar em Farroupilha o tempo estava bem ruinzinho. Neblina e chuvisco. Eu pensei em desistir de ir a Nova Roma, era uma estrada desconhecida para mim e que teria um trecho de terra. Poderia subir direto por Caxias, muito mais seguro.


No segundo dia, ao sair de Curitiba, olhei o céu e me perguntei "será que vai chover?". As respostas que me vieram foram "certamente", "logo ali na frente" e "bem na sua cabeça". Pensei muito em cancelar a passagem pelas 1000 curvas da Rastro da Serpente e seguir pela mais segura Régis Bittencourt.


No terceiro dia, uns 50 km depois de Campinas peguei uma chuva monstruosa. Talvez a mais forte que já enfrentei de moto. Depois da pancada, mais 200 km de chuva constante, embora mais fraca, até chegar em Queluz. Pensei em parar em São José dos Campos, Taubaté ou Guaratinguetá, ao invés de chegar até onde tinha planejado. 


Mas nos três dias eu preferi insistir no que tinha planejado. E deu certo. A estrada para Nova Roma foi uma belezinha que valeu muito conhecer. Por incrível que me pareça, não choveu uma gota sequer na Rastro e foi ótimo passar lá de novo. E a chuva nas Rodovias Dom Pedro I, Carvalho Pinto e Dutra foi perfeitamente possível de enfrentar pilotando com cuidado. Cheguei em Queluz cansado mas satisfeito de ter cumprido o objetivo do dia.


Teria muitos outros exemplos,  de outras viagens. O próprio ato de viajar de moto sozinho também é um exemplo. Quantas vezes já me perguntaram "Você não tem medo? E se te acontecer alguma coisa?"


É muito fácil desistir. E é igualmente fácil encontrar desculpas muito boas para não fazer o que se queria, devia ou precisava fazer. Mas onde se chega assim? A vida é agora, e o tal do amanhã nunca chega.


Tem uma frase que me aparece na mente nessas horas:


"Não se conquista nada desistindo antes de tentar."


Simples, meio óbvio até, mas para mim funciona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário