quinta-feira, 11 de janeiro de 2018

4a Viagem Vitória a Porto Alegre - ida, dia 1

Um excelente dia para começar a viagem!

O dia começou com um tempo nublado bem fechado, maior cara de chuva. Montamos tudo na moto e decidimos que Marcelo assumiria a pilotagem do primeiro trecho. Subimos na moto, Marcelo colocou a primeira marcha, e pronto, a viagem tão esperada estava começando!

Atravessamos a 3a ponte torcendo para as nuvens de chuva terem ficado para trás. Pegamos a Rodosol e depois a BR-101 até o trevo de Apiacá, quase na fronteira com o Rio de Janeiro. Ali entramos para o interior, pois nosso roteiro, como sempre, priorizava estradinhas regionais. Seguimos para Itaperuna e Muriaé, atravessando duas divisas de estado nesse pedacinho! Em Itaperuna, como sempre, estava um calor infernal e um tremendo trânsito no centro. Bom, na verdade, de Itaperuna adiante o calor nos acompanhou por toda o dia. Chegou a fazer 34 graus em alguns trechos. Debaixo das roupas de proteção, sensação de sauna!

Pegamos quase só boas estradas hoje. Buracos só no trecho do trevo de Apiacá até Bom Jesus do Norte, ainda no ES. A BR-356, a BR-116 e a BR-267 estavam ótimas. Um bom tanto de caminhões lentos em todas elas, mas isso faz parte. Não vimos nenhum acidente e nem passamos por situações de risco. Foi uma viagem bem tranquila. Levamos 10:30 para percorrer 688 km e fizemos três paradas pelo caminho, duas para lanche e descanso e uma para almoço. A moto veio muito bem o tempo todo.

Paramos em Caxambu/MG. Eu me atrapalhei procurando hotel no Booking e acabei fazendo reserva numa pousadinha muito mais simples que imaginava. Era bem na entrada da cidade, mas longe do centro, forçando uma boa caminhada para achar jantar. Caxambu me pareceu uma cidade meio perdida no tempo... acho que seus bons anos devem ter sido na primeira metade do século XX. Tem uns hotéis interessantes pela cidade que são bem dessa época. Seria legal ter ficado em um deles.

Marcelo se mostrou um excelente piloto de estrada. Que pilotagem tranquila, suave, segura! Me senti tão bem na garupa com ele pilotando que me aventurei a tirar fotos andando. Não ficaram lá umas obras de arte, mas é mais para lembrar dos trechos!


Roteiro do dia:


Na garagem do prédio, logo antes de sair.


Na Rodosol, experimentando minha nova função de fotógrafo de bordo.


BR-101, ainda no ES. As nuvens-floquinho dão graça à foto.


Em algum lugar da BR-116.


Paradinha para descanso já depois de Juiz de Fora/MG.


BR-267 entre Juiz de Fora e Caxambu/MG



BR-267 perto de Caxambu.


Entardecer na estrada... tudo de bom!



Centro de Caxambu.


Hotelzão lindo. Infelizmente não paramos nele.

Nenhum comentário:

Postar um comentário