sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

3a Viagem Vitória a Porto Alegre - volta, dia 1

E foi dada a largada na viagem de retorno para casa! Fiz uns 720 km hoje, vindo de Porto Alegre a Curitiba pela BR-116.

Na verdade não vim o tempo todo pela 116, porque já havia feito isso nas duas viagens anteriores e queria experimentar outras estradas. Subi pela RS-122, de São Leopoldo a Farroupilha. A maior parte do trajeto é numa estrada duplicada completamente sem graça e cheia de radares. Só depois de uns 90km de Porto é que começa a subida da serra, e com ela a diversão.

A subida a Farroupilha me pareceu curtinha, comparada com a subida da BR-116 por Nova Petrópolis. Mas tem curvas bem legais para deitar a moto, e todo o trecho de subida tem pista auxiliar para ultrapassar caminhões e detestaveis SUVs sempre lentos.

Eu queria experimentar mesmo era o trecho de Farroupilha a Nova Roma do Sul. E ele não me decepcionou. É uma estradinha de pista simples sem acostamento, cheia de curvas fechadas (não tão fechadas quanto uma SRR ou subida de Ubatuba, mas de baixa velocidade). Em boa parte do trecho a estrada atravessa um trecho de mata aparentemente intocada. Tem uma cachoeira no meio do caminho, e uma ponte sensacional de ferro sobre o Rio das Antas.

De Nova Roma a Antônio Prado a estrada era de terra bem pedregosa. Minha moto não é a melhor para esse tipo de pavimento, e eu também sou um nada pilotando nessas condições. Então apenas cuidei de chegar inteiro ao asfalto do outro lado, uns 20km depois. E aí ganhei dois presentinhos - conheci a cidade de Antônio Prado, que se intitula "a cidade mais italiana do Brasil", e passei na estrada que vai dela até a BR-116, já pertinho de Vacaria.

Antônio Prado me deu vontade de voltar para conhecer melhor. Tem uma porção de construções antigas naquele estilo dos colonos italianos por todo o trecho que atravessei da cidade.

O trecho de estrada de Antônio Prado até a BR-116 foi o melhor do dia em termos de prazer de pilotar. Curvas deliciosas, asfalto novinho, boa sinalização, belas paisagens. Pacote completo. Fiquei bem curioso de ver se o trecho que vai de Caxias até Antônio Prado é da mesma qualidade. Se for, é mais uma estrada para a lista de boas estradas para uma motocada.

De Vacaria até Curitiba eu vim pela BR-116 o tempo todo. É a 3a vez que rodo nela, e não me canso. É uma estrada muito bonita, bem cuidada, com a bela paisagem dos campos de cima da serra catarinense que eu gosto muito. Não tem muito trânsito, mas dessa vez parei umas duas ou três vezes por obras na pista. Mesmo assim foi um prazer rodar nela. Só o que atrapalhou um pouco foi a chuva, que caiu aqui e ali desde Santa Cecília até Curitiba. Foi só chuvisco, nada crítico, mas me forçou a rodar "plastificado" o tempo todo, o que é sempre desconfortável. Pelo menos não estava calor. De 20 a 23 graus em toda a viagem.

Uma nota bobinha - o suporte para celular que coloquei na moto funcionou super bem. O celular ficou bem firme, nem balança. E o celular no guido me ajudou para caramba na hora de encontrar o hotel em Curitiba. Finalmente consegui conciliar o Waze e a moto! Agora só falta um jeito de carregar a bateria dele. A moto tem uma tomada 12v, mas é de um formato diferente do padrão. Coisas da BMW.

Fotinhos:

Adivinha quem apareceu lá em cima da serra? A neblina! Meio do verão e uma baita neblina, que é isso?


A estradinha deliciosa de Farroupilha a Nova Roma:








O Rio das Antas:


Estradinha de terra de Nova Roma a Antônio Prado.



Trecho de Antônio Prado à BR-116




Não tirei fotos da BR-116 porque já tenho de viagens anteriores, e também por causa das chuvas ocasionais. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário