domingo, 14 de julho de 2019

6a viagem Vitória a Porto Alegre - ida, dia 4

Plano de viagem
De Balneário Camboriú a Porto Alegre, 660 km, passando pela subida da BR-282, SC-110 e Serra do Rio do Rastro.




Relato do dia:

Foi mais um excelente dia de pilotagem. O tempo esteve ótimo em todo o trecho. No odômetro foram 670 km percorridos em 10h, já contando as paradas. Eu consegui cumprir o roteiro planejado integralmente.

Saí um pouco mais tarde do que queria de Balneário Camboriú porque o café do hotel só abria às 7h. Sair sem o café é crime federal no meu código de conduta, pois o café da manhã é minha refeição favorita. Embora tenha valido a pena porque o café do hotel onde parei era monumental, acabei indo para a estrada por volta de 7:40 e perdi uma hora inteira de sol que me fez falta depois.

O roteiro do dia prometia 3 trechos deliciosos - subida da BR-282, SC-110 e Serra do Rio do Rastro. Mas confesso que no começo do dia cheguei a pensar em abreviar o roteiro para chegar logo a POA. É uma síndrome que ataca os viajantes próximo ao final das viagens, vontade de chegar logo... Então fui rodando na BR-101 até Florianópolis pensando se retirava a subida da BR-282 e a estrada de Urubici e apenas subia a Serra do Rio do Rastro. Chegando perto de Palhoça eu tomei tento e fiz como estava no roteiro. E tal como no 2o dia, seguir o planejado foi a melhor decisão que eu poderia ter tomado!

A BR-282 é fabulosa! Eu lembrava dela como uma estrada muito gostosa, mas na verdade ela é melhor que isso. É gostosa de pilotar e linda de ver, toda margeada de pinheiros, araucárias e belos e amplos vales. Todo motociclista que curte fazer umas boas curvas deveria subir essa serra pelo menos uma vez! (Eu já subi três e ainda quero voltar).

Depois foi a vez da estrada de Urubici. Outro paraíso de curvas, só que mais fechadas e menos seguras, porque em pista simples e estreita. Parei no Pórtico de Urubici para fotos e vídeo e depois parei de novo no Posto Serra Azul para abastecer e fazer um lanche. Foi legal voltar a rever Urubici. Passei uns 5 ou 6 ótimos dias nela com minha família toda no início de 2018.

Depois de Urubici a estrada muda um pouco, as curvas ficam mais abertas e os horizontes mais amplos. É uma região bonita e legal de pilotar.

A parte do roteiro que acabou por decepcionar um pouco foi a fabulosa Serra do Rio do Rastro. Não por ela, que estava linda como sempre, mas porque tinha um Maracanã todo de gente lá. Carros, motos e gente por todo canto, aos montes. Assim a curtição ficou um pouco limitada, porque todo bom ponto para foto era lotado de gente e a minha descida foi meio que 'seguindo a procissão' atrás de uma fileira de carros. Colaborou também para essa impressão o fato de eu ter saído uma hora mais tarde e por isso não ter tempo de esperar minha vez nos locais de foto. Se demorasse muito chegaria em Porto Alegre somente à noite.

Desci a serra e lá embaixo foi só trajeto para casa. Algumas estradinhas ainda pelo interior catarinense até chegar na BR-101 e depois daí as velhas estradas conhecidas até em casa. Ainda parei na divisa de estado para tirar fotos e registrar um pequeno vídeo desse momento que é sempre emocionante para mim.

Me surpreendi com o volume de carros nas duas estradas gaúchas (BR-101 e BR-290). Volta de feriado, né? Muitos carros e muitas motos! Praticamente uma massa compacta se movendo a 100, 110 km/h. O bom é que mesmo com todo esse tráfego não teve engarrafamento.

Bom, no fim das contas deu tudo certo. Fui brindado com um belo por do sol na Freeway, já na chegada à Porto Alegre. Céu laranja do inverno gaúcho, sempre lindo. Cheguei em Porto Alegre às 17:45 com toda a segurança e muito satisfeito de toda a viagem!

Mais detalhes no vídeo:

Nenhum comentário:

Postar um comentário