terça-feira, 11 de outubro de 2016

Roteiro 14 - BR-116 de Porto Alegre a Curitiba

Tem estradas que por algum motivo a gente tem uma afinidade inexplicável. É o caso desta. Eu me sinto imensamente bem pilotando por essa estrada!

Essa é a BR-116, velha ligação entre Porto Alegre e Curitiba, que passa por toda a serra gaúcha e pelo planalto de Santa Catarina e Paraná. Por ter mais de 700km não é exatamente um "passeio", mas muito mais uma viagem.

No trecho gaúcho, a parte de Novo Hamburgo até Caxias é muito bela, especialmente no final da primavera, quando a estrada fica margeada de hortências em vários pontos. Este trecho também é cheio de curvas desafiadoras, que fazem a diversão da galera das motos esportivas de Porto Alegre e região nos finais de semana.

De Vacaria adiante a estrada deixa de ter tantas curvas, e segue pelos campos de cima da serra. Essa região tem altitude sempre acima de 900 metros, e é caracterizada por ser um planalto marcado por pequenas ondulações e belas araucárias. A estrada em todo trecho é de pista simples mas muito bem conservada, e suas margens têm um belo tratamento paisagístico em Santa Catarina, chegando a dar impressão de "estrada-parque" em algumas partes.


Algumas fotos do caminho:





Nenhum comentário:

Postar um comentário